Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

12/12/2010

O Segredo do Chocolate, James Runcie


O Segredo do Chocolate, James Runcie
Título Original: The Discovery of Chocolate (2001)
Tradutor: Manuel Marques
Nº de páginas: 272 (formato bolso)
Editora: Saída de Emergência (2005)


Sinopse: Diego de Godoy, um jovem espanhol em busca de fama e fortuna, embarca rumo ao Novo Mundo no ano de 1518. Nas Américas luta ao lado de Cortés, o conquistador do México. No meio dessa grandiosa campanha, onde conhece o líder Asteca Montezuma, apaixona-se pela bela Ignacia, uma nativa que o inicia nos segredos sensuais do chocolate.

Apesar das circunstâncias separarem os amantes, Ignacia dá a Diego um elixir e uma promessa: "Se estiveres vivo, então eu estarei viva. Nunca desistas de me procurar."
Acompanhado pelo seu cão, Diego está destinado a vaguear pelo mundo através dos séculos, em busca do seu amor perdido, da perfeição do chocolate e do sentido da vida. No seu percurso pela Europa acompanha os maiores acontecimentos e cruza-se com personalidades como o excêntrico Marquês de Sade, ou o psicanalista Sigmund Freud.



Opinião: O conceito deste livro era promissor. Um jovem espanhol que parte para o Novo Mundo em busca de um presente para conquistar uma bela e rica donzela. Corre o ano de 1518, e Diego de Godoy, com a companhia do seu galgo Pedro, parte na esperança de conseguir encontrar algo que nenhum outro homem pudesse oferecer. No México, acaba por encontrar muito mais: não só conhece o líder Asteca Montezuma como se apaixona por uma nativa. A bela Ignacia seduz Diego com a sua beleza e com o sublime sabor do chocolate.
Os dois amantes são separados pelos acontecimentos que acabam por culminar na queda da civilização Asteca sob o jugo dos espanhóis, e os dois (e o cão) tomam uma estranha e secreta bebida, cujos efeitos Diego só descobre no momento em que se apercebe que passou um século desde a sua separação do seu amor. Começa assim uma longa viagem de Diego pela vida e pelos aromas do chocolate.

Louvo a capacidade do autor de descrever precisamente os aromas do chocolate com notável detalhe. Um verdadeiro apelo aos sentidos, na preparação, confecção e degustação do chocolate. Posso dizer que ele é o verdadeiro protagonista deste livro: o chocolate.
A premissa era boa: um contexto histórico interessante, a introdução de personalidades reais (como o Marques de Sade ou Freud) e o chocolate e as suas origens como pano de fundo. No entanto, senti que este livro ficou muito aquém do que poderia ter sido. As suas personagens foram mal exploradas e perdidas no meio dos acontecimentos da sua vida. A narrativa em tom leve e ligeiro foi inicialmente agradável, um avançar ritmado e levemente descrito como é natural numa fase inicial de introdução do enredo e personagens. Mas quanto mais avançava mais pensava quando é que começava a história propriamente dita. A verdade é que já tinha começado, mas o tom da narrativa e o muito rápido avançar dos acontecimentos, tão rapidamente descritos (não obstante, precisamente) que sentia quase só eram mencionados, fez-me sentir que a história não estava a ser explorada. 
Se Diego frequentemente afirmava que a sua longevidade lhe causava tédio e aborrecimento pelo lento ritmo da sua vida, eu senti precisamente o contrário. Excepção feita para as detalhadas e deliciosas descrições de chocolate, toda a restante acção passou a correr. Isso não seria por si só negativo, se não tivesse igualmente sentido que essa velocidade implicou um subdesenvolvimento do potencial das personagens e do enredo.

Foi uma leitura agradável e não é um mau livro, mas não me cativou. Fiquei com a sensação que o autor teria capacidade para um romance mais denso.

O melhor: O chocolate
O pior: A falta de profundidade do livro

2/5 – Está OK

2 comentários:

  1. Ainda bem que não li este livro. Recebi-o gratuitamente da revista "Os meus livros" e dei-o a outra pessoa que o quis ler.
    Quando um livro não me cativa, desisto a leitura pelo meio e passo para outro livro. Não vale a pena perdermos tempo com estes livros pouco cativantes, pois há outros que são bem melhores. Espero que o que estás a ler agora seja muito bom! :)
    Bom domingo e boas leituras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Guerreiro,
    Não me arrependo de ter lido este livro, e não é que me tenha custado a sua leitura, simplesmente não me apaixonou. Mas é como dizes, com tantos livros para ler e tão pouco tempo para o fazer, era bom se pudessemos ter a certeza acerca de um livro antes de o lermos.
    Mas hey! Eu não gostei muito, mas reparei que no Goodreads não há consenso: enquanto imensa gente partilha a minha opinião, também imensa gente adorou este livro. A minha amiga que mo emprestou também gostou muito.
    Todos temos a nossa opinião :)
    O que estou a ler agora tem também uma premissa super interessante. Ainda estou no início, espero que esteja ao nível das expectativas.

    Bom domingo para ti também e boas leituras :)

    ResponderEliminar